terça-feira, 29 de dezembro de 2015

EU NA COZINHA #5

Já vos disse que adoro fazer as sobremesas no Natal? Há já muitos anos que este é o meu pelouro. Deixo o bacalhau para quem o sabe fazer bem e dedico-me aos doces. Este ano fiz pão-de-ló de ovar, pudim de leite condensado, molotov, trufas, sonhos e um bolo de chocolate. Só estes dois últimos é que foram feitos pela Bimby. Os restantes fiz eu própria, seguindo as receitas dos antigos livros da teleculinária do Chefe Silva, que existem lá em casa há mais tempo do que eu. Ficou tudo bom e com aspeto bonito, que também é preciso. Para o ano novo há mais.

Sonhos - receita livro ABC Bimby
Os sonhos, depois de fritos são regados com uma calda de açúcar, limão e canela.
Molotov. Não tem nada que saber. 10 claras, 10 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Bate-se tudo junto com um pouco de caramelo. Coze 10 minutos a 180º em forno pré-aquecido e depois fica no forno desligado 30 min sem abrir a porta. Truque: Colocar a forma do molotov dentro de um tabuleiro com um fundo de água. Nunca falha. 
Pão-de-ló de ovar. É ingrato porque o sucesso depende de encontrar o ponto certo da cozedura, que no meu caso são 17 minutos a 180º. Um minuto pode fazer a diferença e deixar o bolo muito cozido.
Trufas de chocolate e cacau. Leva também um ovo, açúcar e vinho do Porto. É só misturar e fazer bolinhas.
A Delícia de Chocolate da Bimby
O Pudim de Laranja e leite condensado. Nunca falha e é super fácil de fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário