sexta-feira, 1 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DE CONCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO

Não é hoje. É só amanhã. O dia mundial de consciencialização do autismo.

Não, não acontece só aos outros. Pode acontecer a qualquer um. Só ignoramos esta realidade até ao dia em que ela nos bate à porta. Não se deteta em ecografias nem análises de sangue como tantas outras doenças que receamos quando estamos à espera de um filho. Só queremos que seja "perfeitinho", pensamos. E tão perfeito nasce o autista! O diagnóstico chega tardio e silencioso.

E não, ninguém sabe verdadeiramente o que é o autismo até ver. Até conviver com alguém com a perturbação. Até lhe ver as mãos cheias de calos das mordidelas constantes. Até desesperar com o seu desespero. Até acordar a meio da noite, várias noites a fio. Até não saber o que fazer para que se acalme. Até vê-lo crescer e pensar que um dia será adulto e autista.

Ninguém sabe o que é o autismo até ver. Eu não sabia. Agora sei.

E conheço bem o estigma em relação a estas crianças. Estigma dos pais e estigma dos próprios miúdos. São cruéis. Preferem descriminar e pensar que só acontece aos outros. Acreditem, pode acontecer a qualquer um.

Estima-se que, a nível mundial existam cerca de 70 milhões de pessoas afetadas por perturbações do espectro autista. Um estudo norte-americano de 2014 indicava que uma em cada 68 crianças sofria de perturbações do espectro autista. Ainda vos parece uma possibilidade assim tão remota?

Sabiam que os apoios para estas famílias são ridículos?
Sabiam que não há uma única instituição pública na zona do Porto (e privada só conheço uma, que é inacessível à maioria das famílias) que acolha crianças com autismo depois das aulas?
Sabiam que, perante a inexistência dessas instituições, os pais, que precisam de trabalhar, têm de colocar os filhos com autismo no ATL, e recebem queixas constantes dos pais dos meninos "normais", que se sentem perturbados pelos meninos com autismo?
Sabiam que os pais dos meninos com autismo abandonam o trabalho mais cedo para ir buscar os filhos ao ATL, antes que cheguem os meninos "normais"?

Mas que raio de sociedade é esta? E que raio de pais são estes? Que educação e valores tão podres estão a transmitir aos filhos?

Como é que podemos aceitar, integrar aquilo que não queremos compreender, aquilo que preferimos ignorar?

Dia 2 de abril é dia mundial de consciencialização do autismo. Vistam uma peça de roupa azul pelo movimento Light it Up Blue. E se algum dia se depararem com esta realidade, por favor, sejam mais tolerantes e menos egoístas. A vida já é suficientemente madrasta para estas pessoas. Não vamos ser mais uma pedra no caminho.

5 comentários:

  1. Só tu podias ser a minha sobrinha querida. Tenho muito orgulho em ti, admiro-te por tudo o que és.
    Um beijinho grande da tia que te adora.

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente de acordo com o que escreveste Daniela.
    Era bom que num dia como o de amanhã, não fossem só crianças autistas e os seus pais, mas também as outras crianças e os seus pais para conhecerem melhor esta realidade do autismo.
    Amanhã lá estarei;)

    ResponderEliminar
  3. fiquei sem palavras Dani.... quem sabe os nossos filhos um dia mudem a forma de pensar desta sociedade, afinal, eles sao o futuro!!!beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente Sara, isto é real! É muito frustrante, desanimador e só dificulta aquilo que já é difícil :(
      Beijinho e obrigada por leres.

      Eliminar