sexta-feira, 6 de abril de 2018

GANHAR OU PERDER...É DESPORTO ;)

A Carolina tem 4 anos e já sabe jogar dominó por isso muitos dos nossos serões são passados a jogar :) Insisto nos jogos porque ela, como muitas crianças, não gosta nada de perder. Amua, chora, faz um drama.

Eu sou uma pessoa extremamente competitiva. Isso é facto. No entanto, ao longo da vida tenho procurado trabalhar o meu fair-play e aceitar as derrotas com naturalidade e sem desmotivar. É um processo.

A Carolina é como eu. É o género de miúda que quer ser a primeira em tudo, a primeira a acabar, a primeira a chegar, a que encontrou mais peças, etc. Quando não consegue, pinta a manta e por saber que ela é assim, nunca a deixo ganhar facilmente. Quando perde explico-lhe, de forma que ela consiga compreender, que perder é uma oportunidade de voltar a tentar e fazer melhor a seguir, sem desistir. Acho importante que aprenda a conviver com a derrota, mais que não seja para perceber que, para conseguir alguma coisa, tem de se esforçar.

Tento incutir nas miúdas a ideia de que, em tudo na vida, vão ter sempre que dar o melhor para ganhar, e que, ainda que o façam, algumas vezes, vão perder. E, na verdade, não há mal nenhum nisso.


1 comentário: