sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CONSULTA DOS DOIS ANOS

Quase a completar dois anos, a Carolina está uma pequena mulherzinha. Hoje foi à pediatra e estivemos quase uma hora no consultório porque a Carol praticamente o destruiu. A Dra. Ana brincou e conversou muito com ela, fez-lhe imensas perguntas, riu-se muito das respostas e no final disse-me que tem poucos meninos tão desenvolvidos como ela.
De facto, hoje a Carol estava naqueles dias de querer colaborar, nem sempre acontece, e geralmente com médicos não corre bem, mas a Dra. Ana põe-se tão ao nível dela que é impossível resistir-lhe.
Mal entrou no escritório disse logo "Olá Ana, bom dia" e deu-lhe um beijinho. Depois pediu-lhe os brinquedos, espalhou tudo, subiu cadeiras, mexeu na fita métrica, no estetoscópio, abriu livro, fechou livro, brincou ao faz de conta. Foi um circo.
Contei-lhe do problema da Carol pedir o pote em casa e no infantário não e ela disse-me que isso era muito normal, porque a brincadeira tem tendência a estas coisas. Percebe-se que já controla perfeitamente os esfíncteres por isso é apenas uma questão de tempo, até os meninos na escolinha estarem todos ao mesmo nível, porque se os outros não pedem para fazer chichi, é natural que ela também não peça. Se estivesse em casa já tinha feito o desfralde.
Disse-lhe que ela gosta muito de chocolate (quem não gosta?) e, mais uma vez, a Dra. Ana mandou cortar nos radicalismos (gosto mesmo desta médica!). Pode comer chocolate de vez em quando, uma vez por semana, por exemplo.
Pesa 13.200 kg. e mede 86,5 cm. Está aproximadamente no percentil 75 nas duas medidas.
Também lhe falei do "problema" das cores. A Carol verbaliza todas as cores mas não as distingue. Às vezes acerta, outras erra, por isso acho que quando acerta é por sorte. Sabe dizer que o céu é azul e o sol amarelo. Mas se lhe mostro um lego vermelho e lhe pergunto a cor, é capaz de me responder azul ou verde. Como aprende tudo tão depressa fiquei a pensar se não teria algum problema e falei disto à médica. Respondeu-me que, de uma forma geral, as crianças só aprendem a distinguir as cores perto dos 3 anos por isso ainda é muito cedo para ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário