quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CÃO SIM, MAS COM TRELA

Nunca morri de amores por cães, por isso nunca me passou pela cabeça ter um. Sim, batam-me! Tenho algum receio deles. Em miúda fui perseguida pela cadela da vizinha da minha avó e o meu cagaço acentuou-se. Era uma caniche branca, pequenota, mas ladrava muito e corria mais do que eu. Chamava-se Lady. Sempre que a via já não descia as escadas e uma vez larguei a correr, aos gritos, e só parei dentro do Brinca, a mercearia lá do bairro, a arfar mais do que a cadela porque nesse tempo era bem gorda.
Não tenho aquele medo declarado. Passo por um cão, e se for daqueles que não ladra faço-lhe umas festas e tal mas não quero cá lambidelas nem grandes manifestações de afeto. Sou extremamente nojenta com muita coisa e lambidelas de cão é uma delas. Para mim não, obrigada.
Não sendo fã de cães, tal não significa que em algum momento fosse capaz de maltratar um animal. Aliás sou até bastante crítica no que toca a esse assunto.
Há dias a cadela dos indivíduos que moram ao meu lado, que embora tenha um ar fofinho, é uma chata do pior porque passa a vida a ladrar, a várias horas do dia e da noite.... mas dizia eu que há uns dias ou meses, sei lá, estava eu com a Carolina na rampa que dá acesso à minha garagem (sim, a mítica área comum!!!) e eis que a cadela sai desenfreada a correr e a ladrar na nossa direção. A miúda assustou-se de tal maneira que ficou com medo dos bichos e até já chorou de noite a ter pesadelos com cães.
O que posso eu dizer? Epá, se têm cães prendam-nos, por favor. Já não falo do perigo que é ter animais soltos (por mais inofensivos que possam ser não deixam de ser animais e, portanto, imprevisíveis), mas principalmente porque podem traumatizar terceiros, sobretudo as crianças. Uma pessoa que tem medo de cães vai pela rua fora, passa por um cão preso e segue. Se for um animal solto se calhar atravessa a rua. Já vi muita gente fazê-lo. Eu própria já o fiz. E agora eu pergunto. Está certo? Eu acho que não. Se existe uma lei que protege (e muito bem!) os animais de maus tratos, devia existir outra que os obrigasse a andar de trela. Afinal de contas, ter cagaço de cães não é crime, ou é?

Sem comentários:

Enviar um comentário