quarta-feira, 14 de setembro de 2016

AS CRIANÇAS E O DESPORTO

Sou eternamente defensora de que todas as crianças/adolescentes devem, a partir de uma certa idade, começar a praticar algum tipo de desporto. Não é ir a aulas de zumba ou step ou andar de bicicleta ao domingo. É escolher um desporto de que gostem, com que se identifiquem, e prática-lo com responsabilidade e afinco.

O desporto ajuda no aumento da capacidade concentração, além de todos os benefícios conhecidos para a saúde física. Estudos demonstram que o desporto aumenta a produção de uma substância chamada fator neurotrófico derivado do cérebro, uma proteína que estimula o crescimento e vigor dos neurónios e fortalece as sinapses que os conectam.

Desde que me conheço que faço desporto. Comecei muito jovem a praticar natação na escola e mais tarde, quando conheci o atletismo, apaixonei-me perdidamente. Gosto de outros desportos mas o atletismo é o grande amor da minha vida. Pratiquei-o durante 12 anos e ainda lhe sinto a falta todos os dias. Não há dia nenhum que não desejasse ter tempo para poder voltar a treinar, mesmo aos 32 anos.

Desses tempos herdei uma boa condição física, abdominais definidos mesmo após a gravidez, pernas e braços musculados e uma massa muscular que se foi mantendo mesmo com a inatividade. É incrível como, após todos estes anos, ainda consigo fazer flexões de braços como antigamente (à homem, não é à mariquinhas com joelhos no chão). Por sua vez, tornei-me uma pessoa mais responsável, competitiva e desinibida, o que acabou por moldar a minha personalidade e melhorar o meu rendimento em todas as áreas, até profissionalmente.

Curiosamente, o meu rendimento escolar foi sempre melhorando à medida que me dedicava mais ao desporto. Com 16 anos, quando treinava todos os dias e competia ao fim-de-semana, atingi os resultados mais promissores no meu percurso desportivo e fui simultaneamente uma das melhores alunas do liceu, integrando o quadro de mérito e excelência da Escola Secundária Garcia de Orta.

Infelizmente, muitos pais ainda vêm o desporto como uma atividade irrelevante e como um roubo do tempo de estudo. Nada mais errado! Lá em casa não promovemos essa política. A mais velha começou agora. A pequenina por enquanto só faz natação mas lá virá o tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário