sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DAS PEDRAS PELO CAMINHO...

Conhecem aquela expressão "alguma bruxa me viu"? É exatamente isso que sinto agora. Quando tudo parece começar a querer correr bem, descarrila...

Foi com enorme surpresa que esta manhã fui confrontada pela Direção da Escola da minha filha, de que a DGEST tinha decidido não validar a turma de três anos que ela frequenta, tendo as crianças, ao fim de uma semana, que ser integradas em outras turmas/escolas do agrupamento.

Assim, uma semana depois, sem justificação plausível...

No final de uma semana estas crianças já não choram para ir para a escola, já criaram laços afetivos entre si. Já assimilaram procedimentos, já desenvolveram rotinas de trabalho. Já chegam a casa ao final do dia e contam histórias de brincadeiras com os amigos que aprenderam a identificar pelo nome.

Como é que se explica a uma criança de três anos, alguns ainda com dois, que vai ter de frequentar outra escola, com meninos que não conhece, integrando uma nova sala, onde as crianças já estão perfeitamente entrosadas entre si?

Pior ainda, um dos alunos desta turma é autista e tem necessidades educativas especiais. Se o processo em si já é extremamente traumático para as outras crianças, como será para este aluno, para quem a criação de rotinas é tão importante?

Não faço a mínima ideia de como a Carolina vai reagir a mais esta mudança. Suspeito que mal... Pela parte que me toca não tenciono ficar calada e baixar os braços. Escrevi uma exposição/reclamação que será assinada por todos os pais e enviada hoje à DGEST. Se não tiver resultados, redes sociais e tudo o que estiver ao meu alcance serão armas de protesto.

Sem comentários:

Enviar um comentário