quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SONO E DESCANSO

Eu não sou entendida na matéria. Não vendo verdades absolutas nem tenho a mania que sei mais do que os outros. Aquilo que penso e digo reflete unicamente a minha opinião sobre o assunto.

Tenho 32 anos. Que me recorde nunca os meus pais me obrigaram a descansar. Nem durante o dia nem à noite. Também raramente me obrigaram a acordar, exceto para ir para a escola claro. Não tenho memória de quando era bebé, provavelmente nessa altura faziam-me dormir a sesta, mas depois disso já não. Era liberdade total. Basicamente sempre descansei quando e quanto quis. E a coisa funcionou. Cresci saudável. Fui sempre muito ativa (às vezes até demais!). Fiz desporto toda a minha vida e fui boa aluna na escola. Lembro-me que com 16 anos já me deitava muito tarde porque gostava de estudar à noite. Nunca senti falta de descanso e sou francamente apologista de que descanso a mais faz as crianças molengas e apáticas.

Lá em casa é mais ou menos assim que a coisa funciona. À noite esforço-me para que as miúdas tenham horas para dormir e por volta das 22h00 deitam-se. Dormem até às 8h00 da manhã em dias da semana, e é suficiente para elas. A pequenita às vezes adormece durante a tarde, mas deixo-a ser ela a decidir. Se não quer descansar não descansa. Sem stress.

As crianças precisam de brincar, de gastar energia, de saltar e pular, e se não querem descansar porquê obrigá-las? As crianças devem ser crianças. E ser criança é isso mesmo. Depois de cumpridas as obrigações escolares e as de casa, o tempo livre deve ser utilizado como preferirem. Se quiserem descansar, muito bem, é porque o corpo pede descanso, mas se não querem, quem sou eu para forçar?

Sem comentários:

Enviar um comentário