terça-feira, 24 de outubro de 2017

QUANTO MAIS CRESCIDOS...


Ter duas miúdas em casa não é fácil. Nada fácil. A mais pequena é terrível, põe-me tola várias vezes ao dia, mas é tudo momentâneo. Passado 5 minutos está tudo bem. A mais velha é que é um verdadeiro desafio. Com 12 anos já não se deixa levar tão facilmente como a pequena. Acena que sim com a cabeça e quando viro costas faz o contrário.
Está a ser um problema. Diário. Está naquela fase estúpida em que se distrai com tudo, em que a cabeça está sempre nas nuvens. Quando estuda não memoriza nada. Sai de casa de manhã e deixa tudo desarrumado, cabelos no lavatório, roupas espalhadas, etc. Para piorar tirou 53% no teste de matemática (nunca tinha tirado uma nota tão baixa a matemática) e antes que fosse tarde, o pai pô-la de castigo.
Não sei o que mais posso fazer para a ajudar. Eu faço-lhe planos de estudo, sublinho-lhe as matérias mais importantes nos livros e ajudo-a o mais que posso. Em troca? Nem um pouquinho de empenho da parte dela...
Fiz-lhe uma lista com aquilo que tem de fazer todos os dias de manhã (que inclui fazer a cama, arrumar pijama, etc) e nem assim funciona. Porque ela não olha para a lista, ou se olha está a pensar noutra coisa.
Hoje voltou a deixar tudo desarrumado e para não piorar a situação dela não contei nada ao pai. Mas estou preocupada e estou triste. Não sei o que fazer mais, parece que nada resulta. Está aparvalhada dentro daquela bolha, só quer estar agarrada a ver vídeos do youtube com headphones nos ouvidos. Decidimos tirar-lhe o telemóvel e também não vê televisão.
Esta fase do 3º ciclo é crítica. Foi comigo, lembro-me bem. Temos de estar atentos, reforçar as doses de paciência e de rigor para enfrentar o que por ai vem. Não se adivinha nada fácil...nada mesmo!


2 comentários: