sexta-feira, 17 de maio de 2013

ECOGRAFIA DO 1º TRIMESTRE

Hoje era um dia importante, era o dia da ecografia morfológica do 1º trimestre, que permite datar a gravidez, determinando o tempo exato de gestação. Esta ecografia é também capaz de observar a anatomia do feto e detetar anomalias no sistema nervoso central, coluna vertebral, membros, etc e é também uma boa ferramenta para o rastreio de doenças dos cromossomas como a trissomia 21, através da análise de parâmetros como a translucência da nuca e os ossos do nariz.
Indicaram-me que estivesse na Maternidade às 9h30 e assim lá fomos. Estava um bocado ansiosa, como aliás estou quase sempre que vou fazer ecografias e, por via das dúvidas, enfardei dois pães com manteiga e um leite com chocolate para acalmar os nervos.
Estivemos à espera nada mais nada menos do que 2h30...nesse intervalo eu já tinha ameaçado que me ia embora umas 3 vezes. Nada a fazer. A Sra. Dra. estava numa reunião e atrasou-se. Azar o meu, pois claro.
Eram 11:50 quando nos mandaram entrar no consultório. Eu já nem tinha cor de tão passada que estava. Lá me deitei na maca e logo apareceu a minha pequena pulga no ecrã. Enquanto o médico não vira o ecrã para eu ver também, limito-me a olhar para as expressões deles (do R. e do médico) para perceber se está tudo bem. O pai sorria e isso era bom sinal.
Como o médico nunca mais me deixava ver nada resmunguei e então lá me fez a vontade.
A minha pequena pulga, que agora já tem 6 centímetros, estava como de costume aos saltinhos e a mexer os braços e as pernas. O médico fez a medição da translucência da nuca e, perante o meu interesse, respondeu-me que o resultado era "perfeito".
Entretanto, o pequeno já tem 12 semanas e 4 dias e a data prevista para o parto voltou a antecipar, já estamos em 25 de novembro.
Todos os restantes parâmetros estão normais e por isso podemos seguir para bingo. Ainda tentei sondar o médico sobre o sexo do bebé, mas ele não quis arriscar. Mas eu sei que se for uma pila já se consegue ver grande parte das vezes, portanto, se não se viu, renova-se a minha esperança até segunda-feira :)
No final, quando olhavamos para a fotografia da eco, eu insisti "Tem o meu nariz". O pai, pensativo, rematou "E a minha barriga..."



Sem comentários:

Enviar um comentário