terça-feira, 3 de setembro de 2013

28 SEMANAS

Há muito tempo que tinha este mau feeling. Desde aquela primeira contração às 22 semanas que não achei muito normal. Depois foram aumentando a continuaram as minhas queixas. Aparentemente tudo normal, segundo os médicos.
O primeiro sinal de alarme foi às 26 semanas, quando a médica verificou que a Carolina estava abaixo do peso. Repouso e comer. Cumpri as indicações e as contrações foram-se mantendo, nuns dias mais intensas que noutros.
Ontem quando fui à consulta só estava preocupada com o peso dela. Nunca imaginei que o meu colo do útero tivesse diminuido de 32mm para 26mm e que estivesse mole, embora ainda permaneça fechado.
A médica ainda hesitou no internamento e acho que se estivesse na maternidade tinha lá ficado. Fiz CTG e tomei a primeira dose do corticóide para ajudar na maturação dos pulmões, caso ela nasça antes do tempo. A primeira grande meta são as 32 semanas. E por isso as únicas deslocações que posso fazer são entre a cama e a sanita e para ir ao hospital. Naquele momento fiquei incrédula e não tive grande tempo para processar a situação. Agora, mais a frio, e embora calma e confiante, tenho medo. Daria o mundo para não ter de a ver numa incubadora.
Por indicação da médica do CUF passarei a ser seguida na maternidade. Segundo ela é o melhor sítio para tratar uma situação destas e muito mais se ela de facto nascer prematura. Além disso seria extremamente dispendioso para nós. Apreciei a honestidade dela.
Neste momento o pai, que ficou tão assustado quanto eu, está no centro de saúde à espera de uma vaga para expor o assunto à minha médica de família e conseguir a baixa por gravidez de alto risco. A espera, que já vai em 3 longas horas, deverá prolongar-se por outras 3...
A bebé já se mexeu algumas vezes hoje, mas está mais tranquila que o normal. Talvez sinta que a mãe não está alegre e bem disposta como em todos os outros dias. Felizmente que com ela está tudo a correr bem. Pesa 1kg, tem líquido e o coração bem ritmado. Falando nela, acabei de ser presenteada com um pontapé :)
Tudo o resto, deixou de ser importante. Queria escolher-lhe o edredão mais lindo de sempre, fazer-lhe a mala da roupa, muita ainda nem foi comprada, queria arrastar a barriga pela rua até às 40 semanas. E de repente tudo isso se torna impossível e até irrelevante. Estas intermináveis horas de cama são deprimentes mas se há coisa que sou é obstinada, por isso esta é a minha única preocupação agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário